Mesa Redonda | O Papel do Curador | Bienal Vila Nova de Cerveira | 25 de Agosto | 18h

25 de Agosto de 2009
18:00 – Fórum Cultural de Cerveira
 
Mesa Redonda: O Papel do Curador
 
“O Curador é uma figura em ascensão e que volta, este ano, pela XV edição, de forma explícita à Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira. Com a proliferação do conceito e/ou da entidade “Curador” e numa altura em que o ensino superior português aposta na formação de especialista em estudos curadorias e museológicos, as dúvidas sobre o papel do Curador acentuam-se.
O Curador é aquele que, mediante engenhos vários, capta o espírito do tempo, e, quase como uma febre, manifesta a “necessidade ardente de criar uma originalidade dentro dos limites exteriores das conveniências”, citando Charles Baudelaire. Ou, então, o curador será antes um “agente cultural que trabalha para que as artes visuais criem um espaço público de reflexão sobre questões contemporâneas”, citando, desta vez, Chus Martínez. O curador como artista, submetendo a obra de arte – instrumentalizando-a, portanto – à preponderância da intensidade e ambiente da exposição; o curador como o “enviado” que vem ordenar e re-ligar a fragmentação na produção da arte contemporânea; o curador como editor, invisível, que promove aspectos de maior desafio, “colocando a imaginação do observador frente à imaginação do artista”, como disse Francesco Bonani; ou o curador como assalariado, vivendo a liberdade condicional proposta por uma instituição. Os percursos da curadoria contemporânea não se esgotam nos citados e, não raras vezes, os diferentes patamares cruzam-se e auto-alimentam-se.
E qual é o papel do Artista neste domínio do Curador?
Para discutir estes assuntos e, ainda, os conflitos éticos que por vezes a entidade “Curador” é alvo, a XV Bienal de Cerveira, promove, na próximo terça-feira, 25 de Agosto uma Mesa Redonda intitulada: O Papel do Curador. À conversa estarão Fátima Lambert (Curadora; Professora Universitária), Cláudia Camacho (Curadora; Coordenadora do projecto internacional AntiFrame – Independent Curating Project), Albuquerque Mendes (Artista Plástico), Augusto Canedo (Artista Plástico; Director da Bienal de Cerveira; Proprietário da Galeria Por Amor à Arte) e Filomena Pinto da Costa (Directora do Conselho Cultural da SAD do FCP).
A Mesa Redonda será moderada por Helena Pereira e terá início pelas 18:00 no Auditório Fórum Cultural de Cerveira”.

by Helena Pereira

About these ads

About this entry