Prémio EDP Novos Artistas 2009 (Cá Dentro… 12)

A Fundação EDP divulgou, no dia 17 de Outubro, o respectivo regulamento e marca os dias de 10 e 21 de Novembro como datas de início e de fim para a recepção das respectivas candidaturas.

É a 8ª. edição de um Prémio que agora se assume, definitivamente, como bienal e que foi atribuído já a Joana Vasconcelos (2000), Leonor Antunes (2001), Vasco Araújo (2002), Carlos Bunga (2003), Pedro Paiva e José Maria Gusmão (2004), João Leonardo (2005) e André Romão (2007). Quase todos acabaram por encetar, com a recepção deste Prémio, carreiras nacionais e internacionais notáveis que se vêm consolidando com o passar dos anos.

Como se pode ler no regulamento, com a atribuição deste Prémio, a Fundação EDP confirma a sua responsabilidade cultural e social, reforçando o apoio à nova criação e à promoção dos valores da arte contemporânea.

O Prémio EDP Novos Artistas, reconhecido como único no panorama artístico português, entregará este ano dez mil e quinhentos euros ao artista (ou colectivo de artistas) vencedor.

A exposição em que se apresentarão os trabalhos dos artistas escolhidos (entre cinco e nove, segundo o regulamento) para candidatos ao Prémio terá lugar no campus da Central Tejo (Museu da Electricidade), sede da Fundação EDP, regressando, assim, a Lisboa. Recorda-se que a última vez que esta exposição se realizou na capital foi em 2004, no Centro Cultural de Belém. Em 2005, teve lugar em Coimbra e, em 2007, no Porto.

Regulamento e ficha de candidatura em: http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/AboutEDP/EDPFoundation/PremioEDP/EDPNovosArtistas2009.htm

Fonte: www.fundacao.edp.pt


About this entry